Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR
Data: 21 de Março de 2017

Voltar

Em reformulação, portal Pouso&Prosa dirige atenções à cultura e identidade mineira

*O novo portal assume um design moderno, contemporâneo e com mais espaço para opinião

O portal Pouso&Prosa estará ainda mais próximo dos mineiros. O site, no ar desde 2013, passa por uma gestão de conteúdo para agregar ainda mais informações culturais que, em sua essência, valoriza a identidade cultural de norte ao sul de Minas Gerais. As ações são parte da comemoração de 4 anos do projeto, iniciado através de uma parceria do Centro CAPE com a Fundação Banco do Brasil.

Com a reformulação, o portal abre mais espaço para a interação multimídia, permitindo ao usuário enviar fotos, vídeos e depoimentos em um mesmo link. O novo layout também permitirá uma navegação facilitada, correspondendo às exigências atuais e garantindo uma experiência completa do site em qualquer plataforma – celular, tablet ou computador.

A mudança de todo o site vem sendo planejada há um ano com o apoio da equipe técnica do Centro CAPE para executar as reformulações do portal. Para isso, foram realizadas análises do mercado multimídia e público alvo, tudo para que o site consolide a trajetória de credibilidade do Pouso&Prosa.

Conteúdo relevante

O portal assume, ainda, um design mais moderno, contemporâneo e com mais espaço para opinião.  Isabela Campelo, designer que assina o layout da reformulação, acredita que o novo portal se renova sem perder a identidade conquistada ao longo desses quatro anos.

 “Percebemos que o portal, apesar do conteúdo relevante, não atraía nosso público, por isso trabalhamos em uma reformulação no projeto gráfico e editorial, assumindo um design mais moderno, porém mantendo os mesmos atributos que levaram o Pouso&Prosa a ser o projeto relevante que é: sem perder o propósito de ser a melhor fonte de informação cultural para quem vive ou quer visitar Minas Gerais.”

Atraindo olhares

Com o objetivo de atrair olhares para Minas Gerais, o novo portal terá seções específicas sobre o artesanato, a gastronomia e o turismo mineiro. Em cada um destes links, será possível cadastrar serviços úteis que contribuam para o mapeamento das atividades realizadas em cada município mineiro.

Novidades

Para agregar ao conteúdo regional, o novo Pouso&Prosa terá dois espaços dedicados à colaboração do visitante: o “Faça parte”, direcionado à artesãos e comerciantes que desejam cadastrar seus serviços e o “Colabore”, direcionado aos usuários que queiram divulgar os locais e peculiaridades de locais já visitados. Ambas as divulgações serão gratuitas e disponibilizadas continuamente.

Mais espaço para a cultura mineira

De acordo com Carlos César dos Santos, responsável pela gestão de conteúdo do Pouso&Prosa, o novo portal facilita o acesso às informações de artesãos que, dificilmente, são encontrados no ambiente virtual.

“Com a reformulação, o visitante terá acesso direto à diversos catálogos. As ferramentas de busca permitirão pesquisas, não apenas no âmbito artesanal, mas também em relação aos serviços e eventos culturais realizados nos municípios mineiros. Se o turista está interessado em saber onde é produzido um tipo específico de artesanato ou local de uma festa típica, o portal disponibilizará informações que facilitem a visita. Esse é o nosso objetivo. Construir, de forma colaborativa, um site que atraía olhares para a cultura de Minas Gerais.”

Fase de conclusão

Em breve, todos os catálogos do Pouso & Prosa estarão disponíveis de acordo com especialidades de produção artesanal, serviços, gastronomia ou eventos culturais.