Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR
Data: 31 de Janeiro de 2017

Voltar

Cursos a distância atraem cada vez mais profissionais que buscam qualificação

*Depoimentos de profissionais que concluíram cursos de qualificação através do Centro CAPE

O ensino a distância (EaD) tem conquistado seu espaço e crescido cada dia mais no Brasil. A flexibilidade de horário, a qualidade do material e a quantidade de cursos ofertados, especialmente, são fatores responsáveis por essa expansão.

A grande procura por cursos a distância não é ocasional, segundo especialistas. Os profissionais estão em busca de uma melhor qualificação no mercado de trabalho, mas não têm muito tempo para voltar às salas de aula. Essa modalidade é uma tendência e os cursos facilitadores evoluíram muito ao longo dos últimos 30 anos desde os cursos precursores. O grau de sofisticação tecnológica acoplado a um programa pedagógico adequado e um bom conteúdo permitem atividades que mesmo o estudo presencial não pode oferecer. O curso on-line não é mais uma opção estática como já foi em seus primórdios. A diferença para a modalidade presencial está, obviamente, na forma de interação entre alunos e professores, mas, se na sua origem, o EaD era uma opção apenas para aqueles que não podiam assistir ao curso presencial, hoje passa a ser uma nova forma de estudar cada vez mais procurada e até mesmo uma tendência de mercado. Além desses benefícios, o EaD é de 25% a 30% mais barato que o curso presencial. Alguns ainda colocariam nessa equação a vantagem, principalmente nas grandes cidades, da não necessidade de deslocamento, gerando, também, mais conforto.

 

CAPACITAÇÃO

Por isso, o Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE) visa dar suporte educacional completo ao empreendedor. Desde 1991 como uma instituição independente, o Centro CAPE desenvolve projetos que abrangem as áreas de educação empreendedora, de treinamento e capacitação dos mais diversos domínios por meio da metodologia Competência Econômica baseada na Formação de Empreendedores (CEFE), direcionada a estudantes, profissionais liberais e empreendedores, entre outros públicos.

Por meio do portal online, o Centro CAPE oferece cursos a distância na área de educação empreendedora, além dos treinamentos presenciais realizados em sede. Com seriedade e abordagem prática, os cursos oferecidos pela plataforma têm como base uma abordagem prática adaptada à realidade brasileira que facilita o entendimento e promove a educação através de competências empreendedoras.

 

DESAFIOS

Alguns profissionais, especialmente os informais, acreditam que não têm a necessidade de capacitar-se, seja porque consideram que já têm conhecimento suficiente, porque não têm recursos disponíveis para isso ou porque enxergam a capacitação como uma despesa e nunca como um investimento. Ao contrário dos empreendedores que, em sua maioria, já têm a cultura do treinamento e consideram a qualificação como um investimento fundamental.

É o caso de um dos cursistas, Pedro Arthur Guerra, que é empreendedor em Belo Horizonte. Em seu depoimento destaca, por exemplo, a importância do curso Formação de Preços para ele: “Fiz o curso e achei muito útil. Penso que formação de preços, custos e gestão são as maiores demandas e dúvidas para quem está iniciando um empreendimento.”

Tânia Machado, presidente do Centro CAPE, avalia, ainda, que os cursos de capacitação oferecidos pelo Instituto proporcionam um espaço de informação para que os profissionais possam substituir ideias preconcebidas por atitudes e conhecimentos inovadores, desde que tenham determinação. “Os cursos online têm dado, cada vez mais, possibilidade de aperfeiçoamento e de conquistar outras áreas de atuação. Contudo, dependem muito da disciplina do aluno. É um desafio. Desenvolvemos os cursos pensando no maior número de situações possíveis, no intuito de blindar e fortalecer ainda mais o empreendimento de cada profissional. A nossa conquista é ver que, ao final do curso, o aluno entende a respeito de todo o processo e pode, ainda, aplicá-lo sem dificuldades no dia a dia do seu negócio.”

 

PORTAL CENTRO CAPE ONLINE

O portal Centro CAPE Online oferece 17 cursos com conteúdos voltados para a gestão empreendedora. Os cursos são divididos em três áreas e cada aluno é acompanhado por um tutor – o aluno pode se comunicar com o responsável afim de sanar dúvidas que poderão surgir durante o curso. Além do contato virtual, há também um telefone de contato.

O Centro CAPE Online disponibiliza ainda ao empreendedor o Sistema Integrado de Gestão (SIG), um software de controle de gestão que deve ser acessado via internet, pelo portal. Com o uso do SIG, o empreendedor reúne em um só ambiente os controles relativos ao seu negócio.  O software é dividido em três áreas: Cadastro (clientes, fornecedores, matéria-prima e produtos), Financeiro (contas a pagar e a receber, custos fixos, controle e fluxo de caixa) e Produção (Identificação do empreendimento, relação de produtos fabricados, de equipamentos e ferramentas, controle de caixa, depreciação, custo fixo, fases da produção, cálculo do custo do produto e do valor de venda no atacado e varejo).

Empreendedores de todos os setores podem se inscrever. Profissionais ligados a associações ou cooperativas estão isentos da taxa de inscrição, desde que apresentem documentação que confirme o vínculo com a entidade. O inscrito tem 30 dias para concluir cada curso.

 

Saiba mais: Centro CAPE Online