Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR

Pouso & Prosa: o roteiro do artesanato mineiro

 

        O Portal Pouso & Prosa, lançado em 2013, reúne informações atualizadas sobre os 853 municípios de Minas Gerais, com dados sobre os serviços, os atrativos, a infraestrutura turística e o artesanato de tradição produzido em cada uma das cidades. Ele traz ainda curiosidades, contos e causos da cultura popular e até receitas de pratos típicos das localidades mineiras, além do calendário de festas populares.

          As informações contidas no portal permitem ao turista traçar, com precisão, o seu roteiro de viagens pelo estado. Pelo portal, o interessado pode conhecer, previamente, a oferta de hospedagem, inclusive com faixa de preços. Pode saber onde se localizam, por exemplo, os serviços de saúde, restaurantes, pontos turísticos e os ateliês de artesãos que produzem o mais tradicional artesanato de cada município mineiro. Dados preciosos para quem deseja otimizar ao máximo a sua estada em cidades mineiras.

          O Pouso & Prosa valoriza o artesanato de tradição como um patrimônio cultural brasileiro. Por isso desenvolve um trabalho que busca promover o desenvolvimento humano dos artesãos, por meio da ampliação de suas oportunidades de trabalho. Ao pesquisar no portal sobre uma cidade de Minas, o interessado tem acesso a informações e fotos sobre o tipo de artesanato produzido ali, nomes e endereços de ateliês e artesãos.

          A ferramenta de busca do Pouso & Prosa permite pesquisas diversas não só sobre os municípios, mas também sobre o artesanato feito em todas as regiões de Minas. Se o turista está interessado em saber onde é produzido um tipo específico de artesanato, basta digitar o nome da matéria-prima, como argila, por exemplo, e o portal irá indicar a ele onde encontrar a peça desejada.

          A ideia de criar o Portal Pouso & Prosa surgiu de um projeto desenvolvido pelo Centro CAPE em parceria com a Fundação Banco do Brasil, ainda em 2003: o mapeamento do artesanato mineiro.  Para realizar o trabalho, foi feito um levantamento de dados econômicos e turísticos de cada um dos municípios de Minas, além das informações referentes ao artesanato local. Com o cruzamento desses dados, foi possível criar um projeto estadual de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do segmento artesanal.

          Para conhecer o Pouso & Prosa, acesse o site.   Visite, também, a página do portal no Facebook.

       Ou entre em contato pelo e-mail pousoeprosa@pousoeprosa.com.br.