Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR

ABEXA:  a vitrine do artesanato brasileiro no mercado internacional

 

          A Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (ABEXA), criada em 2010, é uma organização não governamental que tem por finalidade a divulgação e a promoção do artesanato brasileiro no mercado internacional. A instituição é composta por artesãos, associações e cooperativas de artesãos, empresas do segmento artesanal e de suporte à exportação do artesanato, além de entidades diversas que colaboram para a promoção do artesanato brasileiro em países estrangeiros.

          Sediada em Brasília – Brasília Shopping, sala 213 – a ABEXA é uma entidade aberta à participação de todos, de forma gratuita, e atua como uma facilitadora do diálogo entre os entes envolvidos no processo de exportação do artesanato brasileiro: ofertantes, demandantes, apoiadores e interessados na valorização da arte popular do país.

          A instituição mantém três categorias de associados. Artesãos independentes ou organizados em associações, cooperativas ou empresas são associados apoiados. Tradings, comercial exportadoras, despachantes, e outras instituições que viabilizam o processo de exportação são associados apoiadores. Já instituições não governamentais, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas que apoiam as atividades de exportação são entidades parceiras.

          A mais recente iniciativa empreendida pela ABEXA foi o fortalecimento de seu site como uma ferramenta para a promoção do artesanato brasileiro no mercado internacional, sobretudo nos Estados Unidos, onde a arte popular do Brasil encontra grande aprovação, com diversas oportunidades de negócios. Artesãos se inscrevem no site e, se aprovados pela diretoria da ABEXA, têm seus produtos divulgados gratuitamente, com fotos e informações sobre as peças, e direito a consultoria e apoio nas operações de exportação. Ao visitar o site, o comprador tem todas as informações necessárias para fazer contato direto com o artesão e, caso não encontre o produto desejado, a ABEXA se responsabiliza a indicar a ele onde buscar a peça no mercado brasileiro.Todas as informações do site estão disponíveis em dois idiomas – português e inglês.

          Para saber mais sobre a ABEXA, acesse site.

          Entre em contato pelo e-mail: abexa@abexa.org.br