Carregando...
Enviando...
INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR

Educação Empreendedora Voltar

           

Metodologia CEFE: abordagem centrada na ação          

 

          O Centro CAPE aplica, em todos os projetos, a metodologia Competência Econômica baseada na Formação de Empreendedores (CEFE). Somos o centro de referência desta metodologia no Brasil e nos países de língua portuguesa.

          Criada em 1979, no Nepal, por consultores da Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GTZ, na sigla em alemão), para atender de modo diferenciado o público de baixa renda, a metodologia CEFE provou ser uma abordagem de sucesso na promoção de pequenas e médias empresas, em mais de 60 países.

          A premissa da metodologia é a de que a ação de indivíduos empreendedores com competência pessoal transforme ideias de negócios em empresas lucrativas, gerando crescimento econômico e desenvolvimento para o país. 

          A metodologia CEFE é um conjunto abrangente de instrumentos de treinamento, com uma abordagem centrada na ação, no fazer, nos métodos de aprendizagem vivencial. O objetivo é desenvolver e ampliar competências pessoais para a administração de empresas, visando, principalmente, a geração de renda e de empregos e o desenvolvimento econômico, através de autoanálise orientada, estímulo ao comportamento empreendedor e desenvolvimento de competências empresariais.

 

A CEFE se baseia em três pilares:

• Aprendizagem pela ação/Jogos de Empresa: sistema de simulação de situações reais, capazes de introduzir conceitos e de desenvolver posturas, buscando comportamentos mais eficazes.

• Andragogia: educação de adultos, utilizando a experiência de cada indivíduo.

• Teoria do Empreendedor: necessidade de realização, valorização e resgate das características empreendedoras, para alcançar melhores desempenhos.

Desenvolvimento da metodologia com o passar dos tempos

          No início, a aplicação da metodologia CEFE pelo Centro CAPE restringia-se apenas à capacitação do artesão, com a finalidade de prepará-lo para o gerenciamento do seu próprio negócio, através da adoção de comportamentos eficazes. Com o passar do tempo e baseado em experiências de sucesso, o Centro CAPE iniciou um processo de adaptações e descobertas para aplicação da metodologia no treinamento de públicos diversos. Hoje a Metodologia CEFE é a base da capacitação realizada pelo Centro CAPE e é usada de forma abrangente em todos os seus treinamentos.
       O desenvolvimento da metodologia CEFE, no Instituto Centro CAPE, baseou-se na seguinte diretriz: para atingir o progresso, com sucesso, necessitamos de uma sociedade empreendedora. E nossa meta é trabalhar competências pessoais em todas as áreas, para que os indivíduos possam definir e dirigir seus próprios caminhos.

CEFE Internacional

          O CEFE Internacional é uma entidade sem fins lucrativos que reúne uma rede global de 5 mil instrutores registrados da metodologia.

           Saiba mais

          Para conhecer o documento final do Encontro CEFE Internacional – Valparaíso/Belo Horizonte - 2015. clique aqui.

 

Inscreva-se

          Se você trabalha com a metodologia CEFE e quer ser certificado pelo CEFE Internacional e mesmo que não queira ou não se ache habilitado para tal, preencha a ficha de inscrição. Você será cadastrado pela instituição e quando houver demanda de cursos em sua região poderá ser chamado a colaborar. Solicitação de Inscrição no CEFE Internacional.

 

INSCREVA-SE